Estudantes participam de encontro territorial de líderes de classe em Barreiras

Postado em

Cerca de 106 estudantes, eleitos líderes de classe em 37 escolas da rede estadual, em 14 municípios pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 11), participaram, nesta quarta-feira (4), do III Encontro Territorial de Líderes de Classe, em Barreiras (863 km de Salvador). A iniciativa, da Secretaria da Educação do Estado, objetiva ampliar as discussões sobre formas de liderança, proporcionar trocas de experiências entre os estudantes participantes e a construção de projetos e ações para uma cultura de participação e atuação nas unidades escolares.

A atividade, que teve como tema central ‘Juventudes que transformam: resistência e ancestralidade’, aconteceu durante todo o dia no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande. A programação envolveu oficinas e dinâmicas de grupo sobre a importância de ser líder de classe e qual escola querem para o futuro. Também foram realizadas apresentações culturais, intercâmbio de aprendizagens coletivas entre os líderes de classe sobre suas atuações durante o ano letivo e palestras com os temas: “O mundo, minha aldeia: sociedade de consumo x sociedades sustentáveis”; “Curto e/ou Compartilho: educomunicação, autoria e empoderamento” e “Educação para o século XXI: as competências socioemocionais na escola”.
A diretora do NTE 11, Maria Aparecida Chagas, fez uma avaliação positiva do processo que, segundo ela, contribuiu para o protagonismo estudantil. “Aconteceu uma integração e uma troca de experiências muito boa. Os estudantes apresentaram o que estão realizando, planejando e como estão contribuindo para uma gestão democrática em suas escolas. Além dos questionamentos, ideias e encaminhamentos que estão transmitindo para o NTE”, afirmou.
Para o estudante Jefferson Pereira, 17, 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária, no CETEP Bacia do Rio Grande, os encontros de líderes são sempre motivadores e essenciais. “Esses encontros são essenciais. Saímos daqui motivados a continuar o trabalho. A partir dessas formações nos tornamos líderes atuantes e capacitados para a função, cheios de ideias e planos para nossa escola”, declara.
O estudante Ronaldo Araújo,19, 2º ano, do Colégio Estadual de Cristópolis, a 809 Km de Salvador, também no Extremo Oeste, está no seu segundo mandato de líder de classe e falou que gosta da prática da liderança. “Amo ser líder de classe. Busco sempre ficar bem informado sobre a arte de liderar, participar de encontros, debates e levar sempre o melhor para minha escola. Gosto dessa troca de experiências. Tenho certeza que sairemos daqui com novos pensamentos”, relata o estudante.
O próximo Encontro dos Líderes de Classe envolverá as escolas pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 9), em Amargosa (a 235 Km de Salvador), no Centro Sul do Estado, e está programado para a próxima terça-feira (10), no Hotel Fazenda Colibri, das 8h às 16h.

Assessoria de Comunicação – ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Foto: Divulgação

Comentários no Facebook