“A TV Câmara Otacílio Monteiro da Franca é a maior das conquistas dos barreirenses nos últimos tempos”

Publicado:

vereador_tito

Foi como enalteceu, o vereador presidente Carlos Tito, da Câmara Municipal de Barreiras, em entrevista exclusiva ao Novoeste, quando questionado a respeito da importância da implantação do mais novo instrumento de comunicação, transparência e participação popular do Legislativo barreirense: a TV Câmara de Barreiras.
No dia 18 de agosto, vereadores de Barreiras participaram na Câmara dos Deputados, em Brasília, da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da Rede Legislativa de TV Digital, que possibilitará a implantação da TV Câmara de Barreiras – Canal 40, no oeste baiano, que passará a transmitir além de programação local, também a programação das TV’s Câmara e Senado Federal.

O objetivo é universalizar o sinal das TV’s Câmaras parceiras fazendo com que cidadãos (ãs) brasileiros (as) possam acompanhar diretamente as ações do Parlamento Nacional, de forma que amplie ainda mais a transparência pública e a participação popular na esfera legislativa.
O projeto criado e administrado pela Câmara dos Deputados prevê a subdivisão em quatro canais no decorrer de sua multiprogramação: dois nacionais (TV Câmara e TV Senado), um estadual (TV Assembleia Legislativa) e um local (TV Câmara Municipal).
Segundo o presidente Carlos Tito, a implantação de uma TV Câmara local significa o início de um novo tempo no tocante à comunicação e publicidade da municipalidade. Assim, com objetivo de esclarecer à população, não só de Barreiras como de outros municípios da região que também serão beneficiados, sobre o andamento e formalidades no tocante a sua implantação, em entrevista ao Novoeste Tito explanou sobre sua programação, conteúdo, alcance de transmissão. Expôs ainda as ações da Câmara na fiscalização da Gestão Municipal, bem como, opinou sobre sucessão municipal, além de outros temas polêmicos como a redução do número de vereadores no município.
Confira ao lado a íntegra da entrevista.
Entrevista: Carlos Tito vereador presidente da Câmara Municipal de Barreiras
No dia 18 de agosto aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para liberação da TV Câmara de Barreiras. Qual será o próximo passo?
Com esta consignação federal já podemos inaugurar a TV Câmara de Barreiras e, para isso, o próximo passo será licitar a aquisição da Estação de Transmissão de TV Digital que compreende equipamentos como transmissor, antena, dentre outros para o seu pleno funcionamento. Estamos trabalhando com os engenheiros contratados e demais servidores para que essa estrutura esteja pronta até o final deste mês.
Em sua opinião, o que significa a implantação de uma TV Câmara para Barreiras e demais municípios da região?
Significa o início de um novo tempo em Barreiras relacionado à comunicação pública. Tenho certeza que a partir da inauguração da TV Câmara de Barreiras acontecerá uma revolução muito positiva em nosso município, a nível político, cultural, social, governamental e, diria, até econômico, pois a partir desse dia o cidadão barreirense passará diariamente na TV a conhecer melhor as potencialidades turísticas, ambientais, culturais, sociais e econômicas do nosso município.
A TV Câmara será um importante instrumento conquistado pelo cidadão para que seus anseios e suas necessidades sejam reclamados. Qualquer cidadão terá acesso diário às ações e omissões dos poderes públicos municipais e, para o pleno conhecimento de todos, inclusive das autoridades maior transparência na aplicação dos recursos públicos. As instituições públicas sérias e respeitadas do nosso munícipio terão vez, voz e imagem na TV Câmara e, não tenham dúvida que garantiremos isso. É assim que pensamos criar a TV Câmara “Otacílio Monteiro da Franca”: um instrumento de comunicação que fortaleça o processo democrático e aproxime a população dos entes públicos, de modo realista e que eleve a autoestima do cidadão que nos últimos anos seus direitos têm sido tão desrespeitados.
Qual a previsão para seu funcionamento?
Para sua inauguração definimos como meta estratégica o próximo dia 30 de outubro, para isso a equipe está trabalhando com afinco para que aconteça. Entendo que com planejamento, seriedade e compromisso vamos superar todas as dificuldades. Garanto-lhe que a TV Câmara de Barreiras é uma realidade inegável. Hoje, podemos dizer que é a maior conquista nos últimos tempos dos barreirenses e, isso, a história no futuro provará.
Como será sua programação, com produção local ou regional, estadual e nacional?
A programação será voltada exclusivamente para atender o interesse público e o bem comum da população, com a possibilidade de uma programação local, diversificada, diária de até 24 horas, o que será fantástico. Além das transmissões ao vivo das sessões legislativas das terças e quartas-feiras, serão transmitidas audiências públicas, entrevistas, atos públicos e programas de cunho social de forma que a população possa participar ativamente. Já estão sendo firmados convênios para que as principais instituições de Barreiras possam apresentar seus trabalhos em nossa programação.
É importante destacar que com a inauguração do Canal 40, da TV Câmara de Barreiras, no mesmo dia será inaugurada mais três sub-canais: da TV Senado, da TV Câmara Federal e da TV Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, todos em sinal aberto e com qualidade digital. Serão quatro canais nas três esferas do Poder Legislativo (municipal, estadual e federal). Será uma revolução, pois a partir de inaugurada o cidadão poderá acompanhar melhor a atuação dos seus representantes legisladores em todos os níveis.

Seu conteúdo será apenas para as ações legislativas?
Não! Como falei anteriormente, as ações do Legislativo serão veiculadas com permanente diálogo com a sociedade. Faremos um conteúdo que fortaleça o processo democrático e estimule o exercício da cidadania será nossa determinação. Tanto que será garantida a participação das principais instituições públicas ou privadas de Barreiras e demais municípios de nossa região oeste para que haja maior integração regional. A TV Câmara sob nossa gestão não será utilizada estritamente para atender as demandas da própria Casa Legislativa, pelo contrário, entendemos que deverá ser potencializada com participação popular e, para isso, será o cidadão que deverá aparecer criticando e sugerindo, o que acontecerá através das parcerias que firmaremos com associações, sindicatos, igrejas, instituições de ensino superior, organizações civis, entidades das esferas governamentais e instituições internacionais.

Vão existir parcerias com Câmaras de outros municípios?
Sim, após a inauguração e a constatação dos municípios que estarão no alcance das transmissões firmaremos convênios com os mesmos para compartilhar nossa programação diária, que é extensa, de 24 horas por dia. Não tenho dúvida de que com a troca de conteúdos de interesse público comum a todos haverá maior integração regional, inclusive se considerarmos que Barreiras, como cidade polo regional, necessita se corresponder com os municípios de seu entorno que tanto contribuem para seu progresso.
E com o Executivo local?
Também, mas de forma mais restrita. Até porque dentre as principais funções do Poder Legislativo é de fiscalizar as ações e omissões do Poder Executivo e a TV Câmara executará muito bem essa atribuição. Por outro lado, no ano passado tive a oportunidade de propor outro importante projeto através da Lei 1.077, de 03 de Junho de 2014, que criou o Canal da Cidadania de Barreiras, o qual nomeei de Dom Ricardo Weberberger. A Prefeitura já se habilitou junto ao Ministério das Comunicações e aguarda apenas a liberação do canal que possibilitará em breve tenha sua própria TV Digital, assim como a Câmara e mais duas associações de bairro. Deste modo, com quatro canais, conseguiremos efetivar em nosso município a maior rede de comunicação social pública do país, o que fortalecerá enormemente o processo democrático em nossa região.
As sessões, assim como alguns eventos de interesse do legislativo e a da população vão ser transmitidas ao vivo?
Sim, todos os investimentos necessários para uma excelente transmissão serão realizados, tanto na sede da Câmara como na unidade móvel.
Com as mídias radiofônicas e, em breve, a televisiva transmitindo ao vivo não poderá deixar as sessões sem público?
O plenário da Câmara é composto por 19 cadeiras para os vereadores, a galeria que recebe o público só tem 200 cadeiras. Com a transmissão ao vivo das sessões, hoje por três emissoras de rádio, brevemente pela TV Câmara e mais adiante pela Rádio Câmara que a qualquer momento poderá ser liberada poderemos alcançar todos os barreirenses, em qualquer canto do município, seja na zona urbana como rural, bastará que liguem o rádio ou a TV, será simples assim. Desta forma, a Câmara irá até a cada do cidadão prestar contas e noticiar suas ações com absoluta transparência e interação popular, o que é um dever do Estado e direito do cidadão.
O que a Câmara tem feito para combater as irregularidades da gestão municipal?
A Câmara tem fiscalizado todas as áreas da administração, e quando identifica possíveis irregularidades tem levado ao conhecimento do Ministério Público para que sejam apuradas. As representações feitas foram muitas e, finalmente, agora com um promotor titular na primeira Promotoria de Justiça espera-se que nossas denúncias sejam devidamente apuradas em prol do bem comum da população barreirense.
Sobre a polêmica da redução do número de vereadores. Qual sua opinião a respeito?
Da forma que está sendo discutida e divulgada considero pura demagogia, cretinice, tentativa de enfraquecimento do Poder Legislativo, da democracia participativa e diminuição da representatividade popular.
E sobre a sucessão do executivo, seu nome está na lista dos prefeituráveis?
Sim! Com fé em Deus, com o apoio popular e do meu partido serei candidato a prefeito de Barreiras na eleição de 2016. Em campanha, estarei com propostas de governo que demonstrem claramente para os barreirenses que as soluções definitivas para os graves e históricos problemas de nosso município e, principalmente, os de gestão estão todas ao nosso alcance, basta que se tenha vontade política para que nossas riquezas sejam direcionadas ao bem estar de nossa gente. Estou convicto que Barreiras é rica por natureza, seja pelas suas belezas naturais, seja pelo seu povo miscigenado ou seja pelo seu potencial econômico. Sua população não merece está nesta situação vergonhosa em que se encontra. O municipio não pode mais continuar sendo administrado apenas para atender os interesses escusos de grupos familiares.
Algo a acrescentar que não foi dito aqui?
Mais uma vez obrigado pela importante oportunidade, me sinto honrado.

Por Ana Cedro/Tenório de Sousa
Jornal Novoeste

Clique no link e participe do GRUPO NO WHATSAPP
Clique no link e participe do CANAL NO WHATSAPP

Seu comentário