Arboviroses: ações contínuas reforçam o combate ao mosquito Aedes aegypti em Barreiras

Postado em

Durante toda a semana, equipes do Centro de Controle de Zoonoses mantém o trabalho de vigilância contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, em Barreiras. Além das ações desenvolvidas a partir das notificações por moradores, atividades adicionais de fiscalizações, educativas e o controle químico com máquina costal estão sendo feitas pelas equipes nos bairros do município.
Nessa segunda-feira (10), o trabalho de casa em casa foi realizado nos bairros de Barreirinhas, Vila Amorim e Novo Horizonte. Já nesta terça-feira (11), as equipes de endemias se concentram nos bairros Barreiras Sul, Cidade Nova, São Miguel, Boa Sorte e no Centro da cidade.
Nesse período de maior incidência de chuva a população pode redobrar os cuidados individuais, colaborando no combate efetivo para reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, como por exemplo, manter os reservatórios de água fechados, deixar objetos que possam acumular água na área externa da casa e ainda manter o quintal limpo. Conforme o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, essas visitações domiciliares fazem parte do fortalecimento das medidas de prevenção e promoção à saúde.

“O trabalho e o controle das arboviroses é realizado diariamente pelos 93 agentes de endemias. Estamos no período chuvoso no município e em toda região, o que aumenta as chances de proliferação do mosquito, dessa maneira pedimos que a população receba os agentes e faça, principalmente, a sua parte. Além do papel educativo orientando a população, estaremos nesses bairros durante toda semana, realizando vistorias nas residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais em busca de eliminar focos endêmicos”, destacou Dorimar Almeida.

Fonte: Dircom Barreiras

Clique e participe dos nossos grupos de WhatsApp:
Se Liga Barreiras 01
Se Liga Barreiras 02

Deixe seu comentário