Barreiras: Vereadores da oposição detonam governo municipal na abertura do ano legislativo

Publicado:

barreiras_vereadores-opositores-lucio-alcione-gilson_600(1)
Vereadores Lúcio Carlos, Alcione Rodrigues e Gilson Rodrigues.
Na sessão especial de ontem, (02/02) no plenário da Câmara de Vereadores, foram abertos os trabalhos legislativos do corrente ano.
O presidente Tito, na abertura, convidou o prefeito em exercício, Carlos Augusto Barbosa Nogueira, o Paê, para compor a mesa, além de um representante do legislativo de Luis Eduardo Magalhães, Dr. Claudionor Machado e do presidente da OAB, Secção Barreiras, Dr. Alessandro Brandão.

Aberta a palavra aos senhores vereadores, o primeiro a falar foi Lúcio Carlos, que no seu costumeiro estilo criticou a administração por manter a cidade em estado pleno de abandono, na saúde, na infraestrutura e na educação e, ainda, rejeitando todas as propostas dos vereadores quando da votação do orçamento.
A seguir, a vereadora Karlúcia Macedo teceu elogios ao prefeito Paê pelo ato de cancelar o Carnaval, em função do estado precário das nossas ruas e a seguir retrocedeu, discordando da medida, por entender que muitos foram prejudicados, como os Blocos, os pequenos comerciantes, os barraqueiros, os nossos hotéis, restaurantes e demais seguimentos, que terão sensíveis quedas sem o Carnaval.
Alcione Rodrigues relembrou o início da atual gestão, época em que o prefeito Tonhão decretou estado de emergência de 180 dias para o município, sob o argumento que a cidade estava na UTI. Com aquele decreto, Barreiras passou seis meses sem fazer qualquer licitação em suas compras, mas nem por isso nada construiu. Falou, igualmente, que nos três últimos anos a prefeitura gastou um bilhão de reais e nada construiu, apenas com duas rotatórias foram feitas, sendo que a última, próxima a Vila Amorim, já está com seu asfalto comprometido.
O vereador Gilson, a seguir, desejou ao prefeito Paê que Deus lhe conceda sabedoria para gerir nosso município. Disse que Paê demitiu o Secretário da Educação, mas que ainda deve demitir outros secretários e vários diretores que só servem para puxar saco.
O líder da situação, vereador Eurico Queiroz, garantiu que na última legislatura a mesa diretora da Câmara atropelou interesses da sua bancada, ao não exibir ata da sessão do dia 02 de dezembro de 2015, numa afronta ao Regimento Interno da casa. Pediu que nesta legislatura os trabalhos fossem conduzidos sem a utilização de tal expediente.
A vereadora Marileide Carvalho, a grande oradora da casa, na nossa modesta avaliação, dissertou sobre o saneamento básico de Barreiras, sem poupar críticas à concessionária Embasa, que há anos trabalha nosso esgotamento sanitário, obra sem previsão de conclusão, fato que prejudica a cidade como um todo, principalmente nesta época em que mosquitos assombram e causam pavor junto à população. Disse também, que Barreiras está carente de eficiência no desenrolar dos trabalhos da Prefeitura, na iluminação dos bairros e nos serviços essenciais.
Com a palavra, o prefeito em exercício Carlos Augusto Barbosa Nogueira, o Paê, exortou a todos, população, imprensa, empresários e o povo, a reunir forças para que saiamos no menor espaço de tempo da crise que estamos vivendo, principalmente em função do excesso das chuvas que caíram. Justificou a edição do Decreto 044/2016, que cancelou o Carnaval de rua, alegando que não podemos fazer festa quando tantos irmãos padecem em função do estado crítico das suas ruas e residências. A hora é de união, para que as medidas de recuperação, também das nossas ruas, sejam iniciadas. Falou com orgulho do projeto que estava apresentando neste ato à Câmara, para apreciação e votação, do Plano Diretor de Barreiras, um marco histórico na vida barreirense. Mostrou-se o prefeito Paê, no seu bem forjado discurso, que está com os pés no chão, mesmo tendo consciência dos problemas que enfrentará.
Finalizando os trabalhos, o presidente da Câmara, Carlos Tito Marques Cordeiro, foi logo afirmando que o entendimento com o gestor deve haver, mas dentro dos limites que a lei determina, mas que não abrirá mão do dever constitucional de fiscalizar com denodo todos os atos e fatos administrativos, principal tarefa de quem está vereador. Manterá a transparência que reinou na casa desde que assumiu a presidência, pois esta é uma das causas do conceito que hoje a Câmara se orgulha de ter. Desejou sucesso ao prefeito Paê ao afirmar que a Câmara estará sempre em sintonia com o gestor, dentro da legalidade e quando for necessário.
Ao final da sessão, como já é a praxe, houve uma confraternização geral entre todos os presentes, com entrevistas, filmagens, fotos, abraços e sorrisos.
Itapuan Cunha
Comentarista Político
PS: Após a sessão, ouvi de uma fonte fidedigna que o prefeito Paê mandou devolver a uma agência de locação de veículos, cerca de vinte carros que estavam em poder de prepostos da Prefeitura, fato que provocou velada revolta de alguns componentes e agregados da cúpula municipal, porém Paê foi inflexível, manteve sua atitude, o que significará uma economia mensal de mais de cem mil reais. Mais uma atitude corajosa do Paê, que vem ganhando conceito junto ao povo barreirense.
Do Sr. Deijaci Guedes, assessor multifuncional do prefeito Antônio Henrique, ouvimos que ele chegará a Barreiras na próxima segunda feira e já na quarta reassumirá seu posto.
Ouvimos queixas de pessoas que questionam a presença em plena avenida, de barracas que começaram a ser armadas para o Carnaval, que já deveriam estar desarmadas, já que não haverá Carnaval patrocinado pela Prefeitura.
Clique no link e participe do GRUPO NO WHATSAPP
Clique no link e participe do CANAL NO WHATSAPP

Seu comentário