Em convenção Estadual, PP oficializa o nome do Deputado Antonio Henrique Júnior como candidato à reeleição na Bahia

Postado em

Na manhã desta sexta-feira (5), Salvador viveu um momento de festa na convenção do Partido Progressista (PP) realizada no Centro de Convenções da capital do Estado da Bahia. Na oportunidade, Antonio Henrique Júnior teve seu nome oficializado como candidato a reeleição para deputado estadual.

Convenções partidárias são reuniões de filiados aos partidos para escolher os candidatos que irão concorrer às eleições. Também servem para formar coligações, anunciar apoios e sortear os números com os quais os candidatos irão concorrer nas urnas.

Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.

Pela lei, as convenções devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral e os candidatos escolhidos para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputados estadual e distrital devem ser registrados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.

Após a escolha em convenções, as legendas já podem solicitar o registro das candidaturas no dia seguinte. A federação de partidos registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições. Porém, neste caso, as convenções deverão ocorrer de maneira unificada, como se fosse uma única agremiação.

As regras para a escolha e o registro de candidatos estão fixadas na Resolução TSE nº 23.609/2019, com as alterações promovidas pela Resolução TSE nº 23.675/2021, aprovada pelo Plenário da Corte em dezembro do ano passado.

Deputado Antonho Henrique Júnior e sua esposa Nádia

Nesses eventos, as legendas definem os nomes que vão concorrer a um dos cinco cargos em disputa em 2022. As convenções podem ser feitas por uma única agremiação partidária ou em conjunto, ao lado de partidos que integrarão uma mesma coligação.

Na Bahia, os destaques ficam por conta dos anúncios e confirmações dos três nomes das cinco chapas majoritárias, que concorrerão a governador, vice e a senador.

Em sua convenção, o Progressistas oficializa os nomes de ACM Neto para candidato a governador da Bahia, Cacá Leão para Senador e Deputado Estadual Antônio Henrique Júnior como candidato à reeleição.

Antonio Henrique, ex-prefeito de Barreiras, deputado Antonho Henrique Júnior

Na convenção, o Deputado Antônio Henrique declarou que “Quero nesse terceiro mandato, se Deus me permitir, e o povo da Bahia, o povo do Oeste, lutar para construir o hospital da criança do Oeste da Bahia. Vamos trabalhar também pela agricultura familiar, pelo homem campo, mais educação, mais saúde, mais infraestrutura para os municípios. Estes são meus compromissos como deputado estadual, com nosso senador Cacá Leal, como nosso governador ACM Neto e com nosso deputado federal João Leão. Agora é pra valer! Sou candidato a reeleição como Deputado Estadual com o número 11011. Renovo e reforço meu compromisso com a Bahia. Eleições 2022, aí vamos nós!”

Vale lembrar que o Progressistas (PP) é um partido político brasileiro de alinhamento entre a centro-direita e a direita. Fundado e registrado definitivamente em 1995, surgiu a partir de fusões entre grupos que tiveram ligação com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Esse ano o partido tem entre seus principais filiados o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI).

Fonte: Fala Barreiras

Clique e participe dos nossos grupos de WhatsApp:
Se Liga Barreiras 01
Se Liga Barreiras 02

Deixe seu comentário