Entrevista com Romancina Rezende, pré-candidata à vereadora de Barreiras

Publicado:

Romancina Rezende Andrade, natural de Barreiras, casada, historiadora pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi e pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz, especialista em História da Cultura Afro-brasileira pela Universidade Cândido Mendes, professora, mãe de 4 filhos, moradora do conjunto residencial Arboreto 1.

Em 2016, a professora Romancina fundou o Instituto Viver Melhor, entidade sem fins lucrativos, que tem a finalidade específica prestar assistência às crianças e aos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Além de exercer a coordenação geral e pedagógica do Instituto, desde que foi fundado, a docente também atua diretamente em todas a etapas dos projetos que a instituição desenvolve.
O veio social sempre esteve presente na vida e na luta dessa profissional, tanto que atuou como coordenadora e professora do projeto Estadual Topa Todos pela Educação (2016 – 2018), ajudando a alfabetizar jovens e adultos, e com isso, promover a inclusão social. Atualmente, dedica-se, com vigor, às ações do Instituto, sobretudo, no sentido de orientação pedagógica. Atua também como colaboradora da Comunidade Terapêutica Povoado Grapiúna, Próximo à rodovia BR 135, Km 170.
Em sua atuação pedagógica, a professora Romancina busca levar auxílio aos estudantes com dificuldades educacionais, o que inclui o incentivo ao esporte e à arte teatral, como forma de resgate e de valorização cultural. Além de oferecer oficinas voltadas para ações profissionalizantes, como o desenvolvimento de atividades artesanais e aulas de informática básica.
O trabalho com a atividade cultural vem sendo feito, principalmente, por meio da festa junina e do trabalho com a peça teatral Boneca Gente, inspira na obra Emília, de Monteiro Lobato. A Peça tem direção artística de Jedjane Mirtes e já conta com um ano de apresentação em escolas públicas, empresas e eventos sociais da nossa cidade.
Para conhecer resumidamente, o que pensa a pré-candidata Romancina Andrade, o Blog Se Liga Barreiras, apresenta o Projeto “Entrevista com pré-candidatos”, que traz como ideia central, uma breve conversa com os que desejam pleitear uma vaga no legislativo da cidade. O objetivo dos questionamentos é começar a mostrar a população, quem são e o que fazem os propensos postulantes aos cargos eletivos nestas eleições municipais de 2020, e assim, proporcionar mais conhecimento aos eleitores, já que são eles os grandes responsáveis por eleger nossos representantes. A seguir, CONFIRA a entrevista!
Qual o seu propósito, enquanto pré-candidata, a concorrer a uma vaga no legislativo de Barreiras?
Pretendo apresentar uma candidatura que tenha como pauta principal a participação popular, ou seja, está em contato permanente com a sociedade para abraçar os seus anseios e defendê-los com ações e projetos no plenário da câmara. No contexto em que vivemos precisamos de atores políticos que defendam a coisa pública e os anseios sociais, pois não podemos mais permitir a existência de um legislativo como puxadinho do executivo.
Qual é a sua visão sobre política?
A política deve ser uma forma de gestão participativa, onde o agente público eleito tenha a consciência que o poder que ele detém advém do povo. Portanto, deve prestar contas e satisfação dos seus atos àquele que ele representa.
Você é consciente da responsabilidade de um vereador? Se eleito for, como será sua atuação no legislativo local?
Sim. vejo o exercício da vereança como espaço de acolhida e de inserção da comunidade nas decisões da gestão pública. Se eleita me comprometo a ser uma fiscal incansável do Executivo e de todas as ações públicas. Entendo e defendo que os políticos e os cidadãos precisam ser reeducados, no sentido de compreender que um ocupante de cargo eletivo financiado com dinheiro do povo é um funcionário público a serviço da sociedade. Logo, é seu dever prestar um serviço de excelência, que melhor atenda às necessidades da população.
Em sua opinião, quais adjetivos devem ter um uma pré-candidata ao legislativo?
Probidade, honestidade, ética, respeito, compromisso e competência.
Caso eleita, como será seu relacionamento com o poder executivo e com os demais vereadores?
Penso em um relacionamento sempre aberto ao diálogo e de respeito às diferenças, visando o bem estar da administração pública e da sociedade como um todo.
Qual a sua avaliação com relação ao legislativo municipal, neste último pleito?
Percebo um legislativo pautado nas práticas tradicionais da atuação de gabinete e nas práticas assistencialistas. Pouco, ou quase nada se discute com a sociedade.
O que a senhora gostaria de acrescentar que não foi perguntado aqui?
Gostaria de ter sido perguntada sobre o porquê de eu estar me lançando como pré-candidata.
Para finalizar que mensagem a senhora deixa para o povo de Barreiras?
Quero convidar todos que me apoiam e/ou defendem a minha causa (a de um legislativo atuante e transparente, aberto ao diálogo com as camadas sociais) a construirmos, juntos, uma campanha solidária e compartilhada, com o objetivo de implementar propostas com fins sociais, visando também garantir a possibilidade da participação popular nos projetos que tramitam no legislativo.

Da Redação do Se Liga Barreiras

Clique no link e participe do GRUPO NO WHATSAPP
Clique no link e participe do CANAL NO WHATSAPP

Seu comentário