Jusmarí Oliveira e seu “prestígio” político em Barreiras

Publicado:

Foto: Ana Cedro
Despertou minha curiosidade nota assinada pelo jornalista Roberto de Sena, sobre a ex-prefeita Jusmarí Oliveira e sua grande e hipotética influência nas decisões políticas de Barreiras. Não é nossa intenção polemizar com o competente jornalista, mas não pensamos da mesma maneira, pelas razões abaixo.
A política de bastidores, que segundo ele é uma das armas dela, pode muito bem ser diminuída sob o prisma de que ela, sem mandato de qualquer espécie e com seus direitos políticos cassados, face sua desastrosa atuação à frente da nossa prefeitura, não possui mais o prestígio de outrora. Sem esquecer que Jusmarí vai se dedicar, dia e noite, em Luís Eduardo Magalhães, à campanha do seu marido, na tentativa de elegê-lo prefeito do vizinho município. Se isto não ocorrer, a família Oliveira passará um bom período sem “teto” político. E políticos sem mandatos, queiram ou não, são como árvores que não dão frutos.
Outro fator predominante foi sua desastrada administração como prefeita de Barreiras, com danos que ainda hoje são enfrentados pelo atual prefeito. É difícil se conceber que ela, que teve boa atuação como deputada, pudesse sepultar considerável parte do seu prestígio de antes, ao administrar bisonhamente nosso município, causando-lhe estragos a olho nu, alguns irreparáveis, outros à meia sola e a maioria enganadores. Sem contar seu último ano de governo, 1982, o que lhe valeu a desaprovação de suas contas e a consequente cassação dos seus direitos políticos, por longos oito anos.
Quanto à força de articulação, é bom lembrar que pequenos partidos, concebidos como mercaddoria de consumo, que se deposita na prateleira para aguardar época de eleição, não se aliam a um partido maior só pra agradar. Querem remuneração pelas “coligações” e blocos que vierem a participar. É uma prática política que independe de ideologia, pois a maioria foi criada nesse sentido, aproveitando as incongruências de uma lei eleitoral caduca.

Itapuan Cunha
Comentarista Político

Clique no link e participe do GRUPO NO WHATSAPP
Clique no link e participe do CANAL NO WHATSAPP

Seu comentário