“Nossa prioridade não será uma área específica, mas sim, atuar com total independência”, diz vereadora Carmélia da Mata

Publicado:

Servidora pública concursada, Carmélia da Mata é uma das novas caras do legislativo barreirense e promete realizar um mandato independente e participativo
Carmélia da Mata foi uma das vereadoras eleitas mais votada em Barreiras. Com a bandeira da independência, transparência e participação popular, afirma que cumprirá seu dever constitucional de fiscalizar todas as ações dos poderes Executivo e Legislativo. “Não vim aqui pra perseguir ninguém, basta que haja transparência e legalidade com o que é público, isso é dever, a sociedade cobra por isso”, pontuou a edil.

Eleita com 1.369 votos, ela é uma das nove caras novas no Legislativo da capital do oeste.  Entretanto, faz questão de expor que sua eleição não é algo que a envaideça, mas destaca o seu importante papel na luta pelos direitos da população. “Estou vereadora, defendendo aquilo que acredito, com independência, primando pela transparência no serviço público a favor dos cidadãos”, asseverou Carmélia.
Em entrevista exclusiva ao Blog Se Liga Barreiras, a novel vereadora lista os planos para o mandato e a relação com os colegas de Câmara, além de expor quais serão suas prioridades nessa legislatura. Carmélia da Mata ainda destaca as ações desenvolvidas nos primeiros dias legislatura e convoca a população a participar e acompanhar o mandato. Confira a seguir sua entrevista.
Se Liga – Essa foi a primeira vez que a senhora foi eleita vereadora de Barreiras. Conte sobre a emoção dessa conquista.
Carmélia – É muito mais que uma honra ser vereadora e representar os interesses da população de Barreiras. Trilhamos esse projeto desde a eleição passada, quando fui 1ª suplente, mas quero destacar que nunca lutei simplesmente por um cargo ou algo que me envaideça. A questão não é essa. Sou consciente da minha função como mulher pública, representante de classe. Precisava ampliar a nossa voz cidadã. Quem me conhece sabe que sou militante na luta dos direitos dos servidores e sensibilizada com as questões sociais, principalmente com a desigualdade social, que tanto assola o nosso país e nosso município em particular. Sempre, em todas as etapas de minha vida, fui para linha de frente defender os propósitos que acredito. Estou vereadora, defendendo aquilo que acredito, com independência, primando pela transparência no serviço público a favor dos cidadãos.
Se Liga – Quais serão suas prioridades na Câmara Municipal de Barreiras?
Carmélia – Essa questão é ampla, porque temos tantas prioridades, principalmente no planejamento político que preparamos para nosso mandato, digo isso, porque montamos a quatro mãos com ajuda de amigos, técnicos e colaboradores, nossas estratégias e projetos para todos os cidadãos de Barreiras. Mas, ainda acredito que nossa prioridade não será uma área específica, mas sim, atuar com total independência. Essa é uma moeda que não tem valor, você ter oportunidade de opinar, votar e se posicionar com independência, sem medo de nada, sem precisar engolir sua voz por conta de interesses ou barganhas políticas.
Se Liga – A senhora foi eleita afirmando que não seria a vereadora do “amém”. O que tem a dizer sobre isso?
Carmélia – Na pergunta anterior acho que respondi um pouco sobre isso. Acho que a forma independente de me posicionar, sem amarras politicas, ou qualquer tipo de subserviência a quem quer que seja me deixa solta para lutar por aquilo que acredito. Por óbvio que sofrerei retaliações, tenho consciência disto, mas jamais abandonarei os meus princípios por eventuais possibilidades de barganha, seja ela qual for. As coisas públicas têm que ser publicizadas, nada pode ser feito as escondidas. Como dever constitucional que tenho fiscalizarei todas as ações do poder público (Executivo e Legislativo) e cumprirei com o meu dever, o de mostrar a população o que se passa nesses poderes. Não vim aqui pra perseguir ninguém, basta que haja transparência e legalidade com o que é público, isso é dever, a sociedade cobra por isso.
Se Liga – Compartilhe sobre suas primeiras ações nesse início de mandato.
Carmélia – Nossos primeiros passos foram em direção a caminhada do agradecimento. Retornamos visitando a cada família, localidade e residência que acreditou em nossa voz. A partir daí, já reunimos equipe técnica com professores, servidores, amigos e políticos colaboradores para traçar nosso planejamento político, norteando nossas ações parlamentares. Realizamos a capacitação de nossos assessores, preocupada com o atendimento aos cidadãos e personalizamos nosso gabinete para proporcionar um ambiente agradável. Aderimos ao app Tem meu Voto, dando acesso aos cidadãos ao nosso mandato, com sugestões e denúncias. Além disso, participamos das sessões, levando nossa voz, nosso posicionamento firme, cobrando medidas do Poder Executivo em alguns pontos como o Parque de Exposições, o patrimônio público e cemitérios municipais, além de sempre levar tudo que fazemos para nossas redes sociais.
Se Liga – A Câmara de Vereadores dobrou o número de mulheres. A senhora vê a sua eleição como uma evolução em Barreiras na luta pelo direito das mulheres?
Carmélia – Nessa eleição Barreiras se destacou como uma das cidades brasileiras que elegeu uma das maiores bancadas de vereadoras, somos seis vereadoras eleitas. É evidente que essa marca se torna importante na expressividade da mulher na política, a cada dia buscamos ocupar mais cargos políticos, mas ainda é notório a necessidade da união na luta pela defesa dos nossos direitos. Tenho mantido contato com as vereadoras, mesmo com posicionamento de independência, acredito que vamos ter grandes novidades no legislativo, com projeto e apoio na causa das mulheres.
Se Liga – Para finalizar, qual o recado a senhora deixa para a população de Barreiras?
Carmélia – Muita gratidão pela confiança e amor que todos os moradores tem demonstrado ao nosso mandato coletivo. Acredita Barreiras, estamos aqui com nossa voz firme e forte para defender e buscar sempre a transparência pública em tudo, porque somos defensores do povo, somos a voz popular e a força para cobrar o uso correto dos recursos públicos. Sabemos que a caminhada é longa e árdua, mas digo a vocês, nada nunca foi fácil em toda minha jornada, e meu maior propósito é mostrar que as coisas no setor público dão certo sim, são corretas sim, e são a favor do povo, sim.
Estou firme, forte e sempre preparada para luta. Convido a todos a seguirem nossas redes sociais, opinem, mandem sugestões, denúncias e elogios se quiserem, mas participem, venham fazer parte do nosso projeto. Vamos na Fé! A luta continua.

Da redação do Se Liga Barreiras
Por Ana Cedro

 

Clique no link e participe do GRUPO NO WHATSAPP
Clique no link e participe do CANAL NO WHATSAPP

Seu comentário