Baixo estoque de sangue preocupa centros cirúrgicos

Postado em

Foto: Divulgação

Ortopedista explica que, para cada procedimento cirúrgico, é usado ao menos 1 bolsa de sangue e alerta para doação

Criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a campanha Junho Vermelho promove ações para sensibilizar e incentivar a população a doar sangue, essencial para diversos tratamentos e intervenções cirúrgicas.

Na área ortopédica, as cirurgias têm se tornado mais frequentes, em função do envelhecimento da população. Muitas pessoas da terceira idade têm diagnóstico de artrite, artrose e/ou algum dano nas articulações, situações que, na maioria dos casos, tem na cirurgia o tratamento mais indicado.

O médico ortopedista Luis Alfredo Gomez explica que para a realização de cirurgias de grande porte é necessário, em média, uma bolsa de sangue reserva. Entre as intervenções que mais necessitam de bolsas de sangue estão os procedimentos de colocação de prótese no ombro e quadril.

Durante o inverno, as doações de sangue costumam cair, deixando os estoques em estado crítico. “A doação de sangue apoia procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Diariamente, o centro cirúrgico exige muitas bolsas de sangue, por isso, é importante mobilizar o maior número de pessoas para doarem”, ressalta o médico.

Informações sobre todos os requisitos necessários para ser doador de sangue podem ser consultadas no site da Hemoba – www.hemoba.ba.gov.br.

Sobre o Dr. Luis Alfredo Gomez

Luis Alfredo Gomez é médico ortopedista, especialista em cirurgia de ombro e cotovelo. Doutorando em Ciências Musculoesqueléticas pela USP (Universidade de São Paulo) e presidente Nacional da SBCOC (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo) em 2022.

À imprensa, o médico pode falar sobre variados tipos de problemas e lesões envolvendo o ombro e cotovelo, causados no trabalho; em acidentes automobilísticos; no esporte; por esforço repetitivo; além de esclarecimentos sobre diagnósticos, tratamentos e prevenção.

Fonte: Predicado

Clique e participe dos nossos grupos de WhatsApp:
Se Liga Barreiras 01
Se Liga Barreiras 02

Deixe seu comentário