Deputado Antonio Henrique Júnior homenageia criador do Museu do Mar na Bahia

Postado em

Na última sessão deliberativa do ano de 2021, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) zerou a pauta de votações. Entre as proposições apreciadas e aprovadas estava o Projeto de Resolução nº 2900/2020, de autoria do deputado Antonio Henrique Júnior (PP), que concede título honorífico de Cidadão Baiano ao engenheiro, empresário, navegador e escritor ucraniano Alexey Dimitrievitch Belov, mais conhecido por Aleixo Belov.
Amante do mar, Cavalheiro da Ordem de Mérito Naval, o ex-professor de engenharia civil, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, foi o primeiro velejador brasileiro a completar – sozinho, com a bandeira brasileira – uma volta ao mundo num barco à vela, feito que lhe rendeu uma homenagem especial da Marinha do Brasil. Ao todo, Aleixo Belov realizou cinco viagens ao redor do mundo, três delas a bordo do veleiro Três Marias que hoje se encontra em exposição no recém-inaugurado Museu do Mar, idealizado por Belov.
“Aleixo Belov é radicado na Bahia desde a infância. Ele é considerado um dos principais velejadores do Brasil, autor de nove livros sobre viagens pelo mundo. Por ele ter escolhido a Bahia para viver e expor as suas relíquias em um espaço cultural destinado às pessoas que adoram o mar e estão interessadas em navegação marítima, é que propusemos homenageá-lo com o título de Cidadão Baiano”, destacou o deputado.

Fonte: Ascom Deputado Estadual Antonio Henrique Júnior (PP)

Clique e participe dos nossos grupos de WhatsApp:
Se Liga Barreiras 01
Se Liga Barreiras 02

Deixe seu comentário