Câmara aprova feriado nacional em homenagem a Zumbi e à Consciência Negra

Publicado:

Imagem do Canva

Em um passo significativo em direção à valorização da história e cultura afro-brasileira, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (29/11), por ampla maioria a instituição do feriado nacional em homenagem ao Dia de Zumbi e da Consciência Negra. A proposta recebeu apoio bipartidário e representa um marco no reconhecimento da importância da herança africana na formação da identidade brasileira e, agora, vai à sanção presidencial.

O Dia de Zumbi, celebrado em 20 de novembro, remete à figura de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência e luta contra a escravidão no Brasil colonial. Ao instituir este feriado, o país reconhece oficialmente a relevância desse líder histórico e, por extensão, o papel crucial dos afrodescendentes na construção da nação.

Além de destacar a figura de Zumbi, o feriado também visa promover a reflexão sobre a importância da conscientização racial no Brasil. Ao escolher o dia 20 de novembro como feriado nacional, a Câmara dos Deputados sinaliza seu compromisso com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, incentivando a sociedade a refletir sobre a história, cultura e contribuições da população negra.

O feriado nacional do Dia de Zumbi e da Consciência Negra não apenas presta homenagem a uma parte fundamental da herança brasileira, mas também destaca a necessidade contínua de promover a igualdade e combater todas as formas de discriminação racial. Este marco legislativo reflete o compromisso do país em construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde a diversidade é celebrada e respeitada.

Da redação do Se Liga Barreiras

Clique no link e participe do GRUPO NO WHATSAPP
Clique no link e participe do CANAL NO WHATSAPP

Seu comentário